Marcas e Pensamentos: Notas a uma História do Pensamento da Terra

                O livro Marcas e Pensamentos: Notas a uma História do Pensamento da Terra apresenta um percurso interdisciplinar de reflexões a respeito do pensamento, seus tipos e modos. Uma excelente introdução ao mundo do pensamento, constituindo-se tanto em um campo de reflexões histórica e filosófica para leitores de todas as áreas do conhecimento, como uma ferramenta pedagógica de pesquisa para os novos pensadores da Terra.                   

Marcas e Pensamentos.jpg

        As reflexões partem das marcas do pensamento, isto é, os diversos tipos de registros deixados pelos humanos desde seu surgimento até os dias atuais. Desde os primeiros registros do pensamento mágico até os sistemas do pensamento científico, neste livro o leitor encontra explicações e reflexões contemporâneas sobre os traços que distinguem a espécie humana das demais espécies e os tipos de pensamento.

         São apresentadas, analisadas e discutidas as diferenças de conceitos envolvidos na esfera dopensar, tais como razão, intelecto, imaginação, espírito e outros termos correlatos. O texto recupera e analisa os modos pelos quais o pensamento foi definido e estudado ao longo do tempo, permitindo que o leitor possa acompanhar diversas teorias sobre o pensar, incluindo a tradição filosófica desde Anaxágoras até os dias atuais, com sínteses de diversas abordagens a respeito do pensamento.

              Ao analisar a natureza da história e da geografia, o livro relativiza a noção que divide a Terra entre Oriente e Ocidente como uma categoria válida para o estudo do pensamento. Em seu lugar, é proposta uma categoria trina denominada pensamento-espaço-tempo como um modo eficaz para abordar as manifestações do pensar ao longo de sua história até os dias atuais.

                O presente método para uma História do Pensamento da Terra apresenta uma tipologia de oito modos axiomáticos do pensamento, denominados pensamento mágico, iniciático, cifrado, mítico, especulativo, teológico, místico e científico. A partir de reflexões sobre cada um deles, são mostrados seus princípios e modos de manifestação.

             A  noção de   pensamento  é o  que,  no  dizer  dos  próprios humanos, os  teria diferenciado das demais espécies da Natureza e, nesse sentido, seus vestígios encontram-se  antes  da  escrita, em esculturas  de pedra, pinturas em cavernas, artefatos para caça, marcas de contagem em ossos de animais, e, nos  dias atuais,  artefatos viajando pelo espaço, ultrapassando os limites do planeta Terra. Propomos mostrar e refletir sobre uma parte desse patrimônio da  Terra, deixado pelas  diversas culturas até agora.